Cada vez mais isolados, a maioria dos seres humanos passam grande parte do tempo dentro de casa, do carro ou no ambiente de trabalho. O design biofílico surge como uma resposta a este momento que nossa sociedade vive.
Trazendo o mundo exterior para ambientes internos, o design biofílico tem a capacidade de transformar qualquer ambiente em um lugar harmonioso, criando espaços capazes de minimizar o estresse, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Benefícios do Design Biofílico
Conscientes das necessidades físicas, psicológicas e emocionais das pessoas, os designers e arquitetos buscam desenvolver soluções que possam impactar positivamente na vida destas pessoas.
Adoção de elementos naturais podem melhorar nosso desempenho e inspiração no local de trabalho ou outros ambientes. O espaço afeta diretamente nossas emoções, nossa saúde física e mental assim como nossos sentimentos.

Os benefícios de design biofílico são muito maiores do que a apenas estética. Dependendo do tipo de ambiente em questão, vamos dar alguns exemplos:
- Qualidade de vida superior.
- Escritório: Maior desempenho, motivação e criatividade.
- Educação: Melhoria no desempenho cognitivo, aumenta concentração e memória.
- Centros de saúde: Melhoria na recuperação dos pacientes e bem-estar dos funcionários.
- Melhoria no convívio social.
- Maior conforto aos ambientes.
Esses e muitos outros resultados positivos decorrem da simples adaptação do espaço para se ter maior bem-estar.


Implantação do design biofílico
Aplicar o design biofílico significa utilizar elementos naturais e formas sensoriais de promover as relações físicas e visuais com a paisagem natural. Algumas das principais maneiras de implantar o design biofílico nos projetos de interiores são:
- Vegetação interna.
- Aromaterapia.
- Sons.
- Cores.
- Janelas ou portas de vidro com vistas para natureza.
- Espaços abertos e ventilados.
- Iluminação natural ou inteligente.
Alguns exemplos abaixo:
Plantas: Você pode começar com a adição de algumas plantas em seu espaço. Ou você pode instalar um Jardim Vertical e transformar seu escritório pessoal em uma pequena floresta.
A inclusão de plantas em qualquer espaço pode aumentar os níveis de oxigênio e diminuir a fadiga mental.

Cor: Algo tão simples como uma mudança de cor nas paredes pode fazer a diferença no bem-estar de todos. De acordo com a psicologia da teoria da cor, cores diferentes podem determinar e influenciar o comportamento humano. Por exemplo, o amarelo pode influenciar a criatividade de uma pessoa.

Espaço: O espaço é uma parte vital da técnica de design biofílico. Um escritório apertado e escuro não é maneira de inspirar as pessoas. Você pode criar facilmente espaços abertos, mantendo a sensação de ‘plano aberto’ usando divisórias de vidro e vegetação.

LIMITAÇÕES
No entanto, o problema é que o design biofílico é específico e isso pode ser difícil quando, por exemplo, você não pode adicionar uma janela a um espaço que precisa ou reformar totalmente o espaço.
O que se pode fazer?
Imitar a natureza na forma de adicionar algumas pinturas ou Quadros Verdes que retratam a natureza melhora a percepção do espaço, tornando esses elementos uma opção mais do que viável quando você está limitado em certos segmentos.

Desta forma, podemos entender a biofilia possibilita reconectar as pessoas com o ambiente natural, desenvolvendo espaços mais saudáveis e produtivos para a sociedade.